NOTÍCIAS
Construindo Caminhos: Calçadas Recicladas
Além de melhorar o visual do local, as reformas sustentáveis trazem outros benefícios importante
Confira a reportagem sobre as Calçadas Recicladas de Jundiaí
Clique para assistir a reportagem: https://www.facebook.com/photo.php?v=1404786303088807&set=vb.1385735724990609&type=3&theater.

 

==========================================================
Fonte: Site g1.globo.com/sorocaba-jundiai, em 16/07/2013 15h51.

O município entrou com a mão de obra. A madeira para a calçada vem de postes de energia que seriam inutilizados, e é doada pela concessionária de energia. Em uma única passarela, duzentos metros de madeira podem ser reutilizados. A economia é, em média, de R$ 40 mil por trecho.
Segundo Leandro Galli, diretor técnico da Secretaria de Serviços Públicos de Jundiaí, se a calçada fosse feita de concreto, a obra ficaria em torno de R$ 60 mil. “São quase 200 metros de calçada para usar concreto usinado. E esse madeiramento estava lá, é um custo mínimo”, ressalta.
Os postes que são doados ficam estocados no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí, o Geresol. É também neste espaço que o entulho está se transformando em asfalto. As máquinas separam os resíduos e um composto parecido com areia será utilizado no solo.
De acordo com Agnaldo Leite, Secretário de Serviços Públicos, o entulho é testado em laboratório para garantir a resistência e a construção das calçadas feitas com o concreto reciclado.
“O que vem do entulho é o pedrisco e a pedra, que é processada no Geresol, o nosso centro de triagem. Esse material tem certificação e tem qualidade”, afirma Leite. Além de melhorar o visual do local, as reformas sustentáveis também têm outros benefícios importantes, como facilitar a passagem de pedestres e proteger árvores centenárias.
O estudante Alex Basso conta que antes o trajeto pela calçada era feito na rua. “Eu tinha que passar bem no meio dos carros, agora com a passarela não tem tanto perigo”, diz.
Para a advogada Ana Paula Batista, que passeia sempre com os filhos, essas são medidas aparentemente simples, mas que mostram que é possível economizar reutilizando materiais que não teriam mais nenhuma serventia. "Eu acho que é importante as crianças já terem esse tipo de exemplo, inclusive, da prefeitura, para elas também aprenderem que nem tudo é para jogar fora, que tem coisa que não é lixo e que a gente pode usar”, ressalta.>>

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/07/prefeitura-de-jundiai-sp-realiza-obras-com-foco-em-sustentabilidade.html

COMPARTILHE
OUTRAS NOTÍCIAS
13/11 -  IPTU Verde
13/10 -  Dos incêndios do lixão, à esperança para as futuras gerações
05/10 -  Para um bom resultado, é necessária uma boa gestão!
15/09 -  SEGURANÇA DOS COLABORADORES
03/09 -  ARTEFATOS
17/08 -  ECONOMIA NA SUA CIDADE
11/08 -  USINA DO SABER
04/08 -  CONCRETO ECOLÓGICO
28/07 -  AUTORIZAÇÃO DE CAÇAMBAS
28/07 -  Por que reciclar é importante?
[ veja todas as notícias ]
home . quem somos . serviços . produtos . notícias . contato
Jundiaí/SP | Valinhos/SP | Canoas/RS
Rua Antonio Demarchi N°120, Parque Cecap, CEP 13.214-721
Tel.: (11) 4581-1837
2020 © SBR - Todos os direitos reservados.