NOTÍCIAS
Usina de Reciclagem de RCC já beneficia diretamente os canoenses
Materiais beneficiados são utilizados em revitalizações de espaços públicos e geram economia mensal
Os materiais que são originados pelo trabalho da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC) já estão fazendo a diferença na vida dos canoenses. Produtos derivados do processo da usina, como brita, rachão e bica corrida já são usados como base para pavimentação e também para revitalização de passeios públicos.

A estimativa da Prefeitura é de que a utilização de materiais obtidos através da reciclagem de resíduos da construção civil gere uma economia de cerca de R$ 500 mil a cada mês. Estes valores economizados podem ser destinados a outros investimentos, como, por exemplo, obras e equipamentos necessários para a saúde.

Passeios públicos

O instrutor de academia Daniel Severo, 33 anos, conta que a revitalização do passeio teve um grande impacto na vida de quem mora e trabalha na rua Dona Maria Isabel, no bairro Harmonia. “Agora o pessoal respeita aqui a calçada e não joga mais lixo, melhorou 100% para nós aqui, que trabalhamos bem do lado do local, e também para os moradores. Antes não dava para passar ali, era muito lixo no caminho e o cheiro era horrível, jogavam até bicho morto. O pessoal da Subprefeitura me contou que esse material é todo reciclado, e ele funciona muito bem para isso. A gente fica feliz sabendo que resolveram nosso problema aqui e com um material que não custou dinheiro para o município”.

A dona de casa Therezinha Odete Mohr, também elogiou o trabalho de revitalização dos passeios. “Desde que colocaram esse material ali, ficou muito bonito. E sabendo que é brita feita na usina de Canoas, com reciclagem, eu fiquei mais feliz ainda. A cidade precisa de dinheiro para outras áreas, e reciclar é muito importante”, avaliou.

Benefícios em toda cidade

Na região do Loteamento Gravataí, no bairro Niterói, o material da usina está sendo utilizado pela Secretaria Municipal de Obras (SMO) na construção de uma rótula para o retorno dos ônibus ao final da rua Alípio Vieira Duarte. No local, além da utilização de rachão proveniente de RCC, também será compactada e reutilizada a fresa (asfalto antigo retirado das ruas que estão recebendo nova pavimentação) para a finalização do pavimento da obra.

As Praças da Gruta e Miguel Rosa, no bairro Guajuviras, foram revitalizadas nas últimas semanas e, em ambos os casos, materiais derivados da usina foram utilizados nos passeios. No bairro Harmonia, o material da usina está sendo utilizado para a revitalização de uma grande área às margens da rua Rio dos Sinos, que era utilizada como descarte irregular de lixo. Esta é a segunda rua do bairro a receber este modelo de benefício à comunidade. A primeira foi a rua Dona Maria Isabel, onde parte do passeio público estava sendo também usado como depósito de lixo.

Usina de Reciclagem de RCC

Construída em 21 hectares do Parque Industrial Jorge Lanner em 2019, no bairro Niterói, a Usina recebe uma média de 80 caminhões por dia. Já operante e em fase avançada de implantação, é a maior usina de reciclagem da construção civil do Brasil, com previsão de chegar a 130 funcionários. A usina tem capacidade de processamento de cerca de 15 mil m³ por mês e a planta terá capacidade de ofertar o serviço a outras cidades do entorno como alternativa à sustentabilidade ambiental e econômica de toda a Região Metropolitana.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canoas
Matéria original: https://www.canoas.rs.gov.br/noticias/usina-de-reciclagem-de-rcc-ja-beneficia-diretamente-os-canoenses/
COMPARTILHE
OUTRAS NOTÍCIAS
13/11 -  IPTU Verde
13/10 -  Dos incêndios do lixão, à esperança para as futuras gerações
05/10 -  Para um bom resultado, é necessária uma boa gestão!
15/09 -  SEGURANÇA DOS COLABORADORES
03/09 -  ARTEFATOS
17/08 -  ECONOMIA NA SUA CIDADE
11/08 -  USINA DO SABER
04/08 -  CONCRETO ECOLÓGICO
28/07 -  AUTORIZAÇÃO DE CAÇAMBAS
28/07 -  Por que reciclar é importante?
[ veja todas as notícias ]
home . quem somos . serviços . produtos . notícias . contato
Jundiaí/SP | Valinhos/SP | Canoas/RS
Rua Antonio Demarchi N°120, Parque Cecap, CEP 13.214-721
Tel.: (11) 4581-1837
2020 © SBR - Todos os direitos reservados.